Maisumamãe
 

23 Setembro 2014

Ora aqui está um daqueles post, que tem vindo a ser bastante solicitado pelas minhas amigas!

 

Uma das minhas questões, após a Gabriela completar 6 meses, foi a sua alimentação. Até lá foi o leitinho da mamã e nada de preocupações - uma pequena mastite pelo meio. Depois disso, começaram as minhas dúvidas. O que lhe dar para comer? Quais os alimentos a introduzir primeiro? O que faz bem? O que faz mal? O que causa alergia? Enfim, penso que quase todas as mães passam por isto e é mais do que normal. O problema é receberem e encontrarem várias informações distintas e por vezes contraditórias. Cada fonte diz algo diferentes. “Laranjas? Só aos 9 meses. Ai eu dei aos 6 meses. O pediatra recomenda só a partir dos 12 meses.” Ai meu deus!

Bom, comecei a fazer as minhas pesquisas para começar a decidir-me. Embrenhei-me num mundo de alimentos saudáveis, não saudáveis, saudáveis mais ou menos, recomendados para bebés, não recomendados para bebés, de tudo. Mais tarde pretendo partilhar algumas das pesquisas convosco. Percebi algo que no fundo já sabia, mas que até à data ainda não tinha colocado em prática em relação à minha alimentação: confeccionar eu mesma, grande parte dos alimentos. Passei para a prática a partir do momento em que a Gabriela começou a comer sólidos. Requer algum tempo, que não tenho, mas como sabem as nossas prioridades mudam. E tentar alimentar a Gabriela e a família com alimentação saudável, tornou-se uma das prioridades.

 

Uma das coisas que comecei a fazer foram as bolachas. Percebi que a maior parte das bolachas que temos disponíveis nos supermercados estão cheias de açúcar e mais não sei quantos aditivos desconhecidos. Aquelas mais saudáveis iriam trazer-me um valente rombo na carteira, pelo que decidi começar a fazê-las. Seguem algumas receitas:

 

Bolachas caseiras

Ingredientes:

- 2 bananas bem maduras

- 8/10 galetes de arroz sem sal

- Sementes – opcional

 

Mãos-à-obra:

1) Triturar ou partir as galetes de arroz

2) Triturar, até ficar em farinha, as sementes e esmagar as bananas

3) Misturar tudo numa taça (eu misturo com as mãos)

4) Formar pequenas bolachas e colocar num tabuleiro

5) Levar ao forno cerca de 10 min

 

 

Bolachas de fruta

Ingredientes:

- Fruta cozida e passada (2 pêras e 2 maçãs)

- 1 c.sopa de açúcar mascavado ou açúcar de coco (tem menos glicémia) – até a Gaby fazer 1 ano, não coloquei açúcar. Agora costumo colocar apenas um bocadinho, neste caso 1 c.s. de açúcar mascavado ou geleia de agave. Mas a maior parte das vezes não coloco nada

- 1 chávena e meia de farinha integral (se não tiverem integral, também podem colocar da branca, ou misturar as duas)

- 1 ovo (opcional, passei a dar o ovo inteiro à Gaby (com a clara), após os 12 meses)

 

Mãos-à-obra:

1) Juntar todos os ingredientes numa taça

2) Mexer bem a mistura

3) Dispor colheradas do preparado sobre um tabuleiro grande, forrado com papel vegetal e com as costas de um garfo achatar a massa

3) Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos

 

Bolachas e aveia e banana

Ingredientes:

- 80 g. de aveia triturada

- 2 c.sopa de azeite (pode colocar 1 apenas)

- 3 bananas bem maduras

- 1 c. sopa de canela (a canela não está indicada para os bebés com menos de 1 ano, até lá pode não se colocar ou colocar apenas uns pozinhos)

 

 

Mãos-à-obra:

1) Triturar a banana ou esmagar com um garfo

2) Misturar todos os ingredientes na bimby ou numa taça à mão

2) Dispor colheradas da massa sobre um tabuleiro grande, forrado com papel vegetal e com as costas de um garfo achatar a massa

3) Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos.

 

Ficam crocantes por fora e mais moles por dentro. A Gaby (e eu ), gostamos deles assim. Se preferir mais crocante, pode colocar a massa um pouco no congelador (cerca de 8-10min), antes de colocar no forno. Espalmar mais as bolinhas de massa no tabuleiro e deixar que arrefeça no próprio tabuleiro ou num de grades.

 

 

Bolachas de banana e passas

Ingredientes:

- 100 g. de arroz tufado (fiz com aquelas bolachas de arroz e piquei na 1,2,3, até ficar em farinha)

- 100 g. de farinha de milho (fica bem bom com farinha de milho e também já experimentei com farinha integral)

- 2 c.sopa de azeite

- 1 banana

- 1 c. sopa de canela (a canela não está indicada para os bebés com menos de 1 ano, até lá pode não se colocar ou colocar apenas uns pozinhos)

- Passas a gosto (coloco as passas na picadora 1,2,3 até ficarem em pasta, no início fazia sem as passas e colocava duas bananas em vez de uma, bem madurinhas para as bolachas ficarem doces, pois não leva açúcar. Ficam doces com o açúcar natural da fruta).

 

Mãos-à-obra:

1) Juntar todos os ingredientes numa taça

2) Mexer bem a mistura e dispor colheradas do preparado sobre um tabuleiro grande, forrado com papel vegetal e com as costas de um garfo achatar a massa

3) Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos.

 

Nota - As passas servem para substituir o açúcar, a banana substitui o ovo e o arroz tufado e a farinha de milho substituem a farinha normal.

 

Bolachas Fruta.JPG

 

 

Bolachas Fruta (2).JPG

 

Pode-se usar qualquer uma destas receitas e mudar-se os ingredientes. Costumo tirar um ingrediente de uma e colocar noutra, ou mudar algum ingrediente ou até substituir por outro! Ou seja quando há algum ingrediente numa receita que o bebé não pode comer, ou devido à idade, ou porque é alérgico ou intolerante, substitui-se por outro ou se for uma quantidade pequena não se coloca. A ideia é também irmos fazendo, verificarmos o que gosta o nosso bebé e ir mudando conforme o seu gosto. Mãos-à-obra!

 

Fonte das receitas, posteriormente adaptadas:

Grupo de Apoio “Entre Mães” – FB, Agosto 2013

publicado por maisumamae às 14:45

Catia, adorei a receita das bolachas! Fabuloso!
Eu também sou da opinião de fazermos nós! Fica melhor e mais saudável! E o tempo é difícil sei, mas arranja-se. Bolachas, iogurtes, até a famosa manteiga de amendoim e o creme de chocolate eu faço (mas as minhas já passaram a fase de bebé há largos anos)! À minha maneira e com menos açucar e gorduras...Faço umas barritas caseiras simplesmente divinais que tenho a receita em casa e assim que a vir, partilho contigo e com os teus seguidores pois são à base de côco, tâmaras e sumo de laranja! Bem naturais!
Estou ansiosa de ler sobre a tua pesquisa!
bjk
carla pires a 23 de Setembro de 2014 às 15:11

Olá Carla, ainda bem que gostaste. Além das bolachas faço leites vegetais, pão, sumos, gelados de fruta, tofu, requeijão, iogurtes, enfim! Entretanto depois também coloco aqui as receitas. Pois tu também gostas de fazer comidinha caseira e fazes muito bem! Umas mais saudáveis, outras mais gulosas, mas que também sabem bem de vez em quando. Aproveito para deixar o teu link, pois vale a pena!:) https://www.facebook.com/ChocCakeFactory?fref=ts
maisumamae a 24 de Setembro de 2014 às 11:51

Obrigado Cátia!
Um grande beijinho e estou ansiosa pelas tuas receitas! Coloca as que quiseres que certamente irei repetir!
Bjk
carla pires a 24 de Setembro de 2014 às 23:33

Vou roubar as receitas ;-)
Liliane Costa a 23 de Setembro de 2014 às 15:54

Estás uma pasteleira de bebés
Arlndo Fortes a 23 de Setembro de 2014 às 19:45

Mesmo primo!
maisumamae a 24 de Setembro de 2014 às 11:56

Rouba Lili, à vontade, é essa a ideia. E como digo, podes retirar ingredientes e acrescentar outros. Os teus gémeos já são maiores, pelo que podes colocar outros ingredientes por exemplo. A nossa amiga e ajudante bimby também tem receitas boas, espreita no mundo de receitas bimby: http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/
maisumamae a 24 de Setembro de 2014 às 11:55

Adorei as dicas, Cátia! De certeza que vou usar estas receitas (pelo menos algumas) com a minha Carolas! :-)
Isabel Dias a 24 de Setembro de 2014 às 13:58

Cátia!!!

parabéns por este blog! está escrito de uma forma deliciosa!

Fiquei viciada!

Beijinho
Paula Mendes a 25 de Setembro de 2014 às 00:24

Bom dia. Desde já agradeço as receitas. Gostaria de saber na receita de bolachas de fruta qual é a quantidade de farinha integral que usa para aquela quantidade de fruta cozida por favor. O meu bebé tem 6 meses pelo que só irei colocar a farinha e a fruta. Obrigado
Carla Viegas a 15 de Julho de 2015 às 11:47

Olá boa tarde Carla, para aquela quantidade de fruta, coloco 1 chávena e meia de chá de farinha integral. Mas depois, veja qual a textura preferida do seu bebé e coloque mais ou menos quantidade de fruta, pela chávena e meia de farinha.
maisumamae a 23 de Julho de 2015 às 21:35

Olá mamã! Adorei as receitas e vou experimentar!!
Estou sempre à procura de coisinhas caseiras e o mais saudáveis possivel para fazer para a minha pipoca e estas são optimas! Queria só perguntar uma coisa... Que tipo de sementes usa na primeira receita? Sementes de sesamo ou de papoila por exemplo? Obrigada!!! :-)
Vânia Lopes a 22 de Agosto de 2015 às 22:56

Olá Vânia Lopes, ainda bem que gostou das receitas. Sim, experimente, faça de novo, adapte ao sabor da pipoca, saboreie também! Na primeira receita costumo usar sementes de papoila, chia (por serem mais pequenas). Agora já coloco de sésamo, linhaça mas ao princípio não colocava porque são um pouco maiores e tinha receio dos engasgos! Mas se quiser pode triturar na 1,2,3 e misturar.
maisumamae a 24 de Agosto de 2015 às 10:50

Oque seria galete de arroz ?
ana a 7 de Dezembro de 2016 às 23:12

Olá boa tarde Ana, desculpe só agora responder. Galetes de arroz são aquelas bolachas de arroz tufado, veja aqui uma imagem neste link.
https://www.celeiro.pt/produtos/28028-galetes-arroz-sem-sal-bio-1200-gramas-kg-naturefoods
maisumamae a 15 de Janeiro de 2017 às 22:20

O post de que eu tenho andado à procura!
Não concordo com o conteúdo da maioria das bolachas de compras, cheias de açúcar e conservantes! Acho criminoso dar isso a um bebé logo no início da alimentação.....as suas receitas vão ser todas testadas :)

obrigada
Sarah a 17 de Fevereiro de 2017 às 13:09

Boa Sarah! Depois de testar, diga-me como correu! Com as vossas partilhas, podemos alterar e/ou melhorar algumas receitas!
maisumamae a 17 de Fevereiro de 2017 às 13:42

Como é esta medida? - 8/10 galetes de arroz sem sal
fabiana fruch a 1 de Agosto de 2017 às 14:17

Também fiquei com dúvida de como fazer isso? Fruta cozida e passada (2 pêras e 2 maçãs)
fabiana fruch a 1 de Agosto de 2017 às 14:20

Olá Fabiana, as galetes são as unidades de bolachas, ou seja 8 a 10 bolachas de arroz. Quanto à fruta, coze duas pêras e duas maçãs num tacho com um pouco de água e depois tritura com a varinha.
maisumamae a 5 de Agosto de 2017 às 00:18

quanto tempo duram as bolachinhas?
Anónimo a 6 de Novembro de 2017 às 19:12

Setembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
24
25
26
27

28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

8 seguidores

pesquisar
 
blogs SAPO