Maisumamãe
 

18 Abril 2015

A partir dos 6 meses – Iniciámos a Alimentação Complementar

 

AS PAPAS

Como referi em posts anteriores logo após os 6 meses da Gaby, não lhe dei papas mas sim sopa. Para o lanche, fruta e leite materno.

Aos 9 meses quando entrou para a ama, comecei a mandar-lhe fruta para o lanche. Como os outros meninos levavam papa, com o tempo ela também começou a pedir. Por volta dos 11 meses, toca de começar a fazer papas caseiras.

Nas minhas primeiras pesquisas encontrei boas receitas com aveia, arroz, farinha. Mais tarde descobri que também podia fazer com outros cereais ou sementes. Comprei bulgur, quinoa, millet e couscous e coloquei mãos-à-obra.

 

Papa com aveia crua

Costumo fazer uma papa de aveia, sem cozer a aveia. Como faço leite de aveia regularmente, utilizo o que sobra (a aveia coada) e misturo com frutas doces (papaia, banana, pêras, figos etc.) ou mais ácidas (morangos, framboesas, mirtilos, laranjas, kiwis etc.). Junto também uns frutos secos (passas, tâmaras, nozes, avelãs,) ou sementes (chia, linhaça moída). Por vezes quando faço o leite e não vou dar papa à Gaby, congelo a aveia que sobra para não se estragar. Após descongelar faço a papa da mesma forma.

 

Abr15.JPG

 

Comer aveia (2).JPG

 

Comer aveia (6).JPG

 

Papa de aveia com alfarroba

1) Cozer a aveia em água (1 caneca de aveia, para 1 de água). Se ficar muita grossa podem acrescentar mais um pouco de água. Esta aveia como é em flocos, não precisa de ser demolhada
2) Adicionar 1 c. de chá de alfarroba em pó e 1 banana madurinha
3) Triturar um pouco com a varinha mágica.

 

Papaaveiaalfarrobabanana (3).JPG

 

 

Papa de millet com fruta

1) Deixar o millet de molho. Durante a noite, se conseguir, se se lembrar antes, se der, enfim aquelas situações de mãe-faz-imensas-coisas. Se não pelo menos umas horas

1) Cozer o millet em água (1 caneca de millet, para duas de água)

2) Misturar fruta cozida para tornar a papa mais homogénea.

 

CIMG0001 (2).JPG

 

CIMG0121.JPG

 Millet

 

CIMG0122.JPG

Bulgur

 

Há outras que ainda não experimentei, mas que devem valer a pena:

Espelta

Trigo kamut

Amaranto

Farinha teff

 

Como prevenção costumo ter as papas da holle que dentro das ofertas me parece ser a melhor alternativa, pois não têm açúcar adicionado e só levam os cereais. Recomendo novamente a Gabriela Oliveira  que tem boas receitas de papas caseiras aqui.

 

 

OS IOGURTES

Em relação aos iogurtes também optei pelos caseiros. Começámos por volta dos 11 meses, pelos mesmos motivos que começámos as papas. Deixo duas das receitas que costumo fazer.

 

Iogurte natural (versão do livro base da bimby)

Ingredientes

1000g leite

1 iogurte natural e sem açúcar

 

Mãos-à-obra:

1) Colocar os ingredientes no copo e programar 4min/50º/Vel3

2) Distribuir por frascos de vidro e colocar na iogurteira

3) Após 12h de fermentação, colocar no frigorífico

Durante muito tempo coloquei-os num saco térmico, no forno (desligado) e cobertos com uma manta mas por vezes ficavam um pouco líquidos. Agora utilizo a iogurteira e ficam sempre bons. Normalmente faço à noite e no dia seguinte estão prontos.

 

CIMG0017.JPG

 

Iogurte natural com leite vegetal (versão adaptada mundo receitas bimby)

Ingredientes

1000g de leite de aveia

1 iogurte natural e sem açúcar

2 c.chá de agar-agar

 

Mãos-à-obra:

1) Colocar no copo o leite de aveia e o agar-agar, misturar 10 seg/vel 5

2) Programar 5 min/100°C/vel 3

3) Retirar o copo da base e deixe arrefecer
4) Colocar o iogurte natural e programar 4 min/50°C/vel 3

5) Distribuir pelos copos e colocar na iogurteira cerca de 12h

6) Pode adicionar-se frutas, sementes ou frutos secos.

 

Para ficarem mais sólidos pode adicionar-se mais um pouco de agar-agar, no entanto não convém ser muito senão fica com a consistência de pudim e não de iogurte (apesar de os pudins também serem óptimos). O ideal é experimentar e aos poucos ir percebendo a quantidade certa, para a textura que mais nos agrada.

 

Há todo um mundo de iogurtes caseiros que se pode fazer em casa. Vejam mais ideias aqui.

 

AS BOLACHAS

Logo após os 6 meses não tinha grande hábito dar bolachas à Gabriela. A oferta nas lojas de uma forma geral é para esquecer. Corredores inteiros nos supermercados onde não há uma única bolacha digna de se oferecer a um bebé de 6 meses! Açúcar que nunca mais acaba (hidratos), gorduras saturadas (lípidos), aditivos alimentares (E´s – muitas já não trazem os E´s e sim o nome do aditivo). Pessoalmente considero que as bolachas não fazem falta na alimentação dos bebés, nem na dos adultos (bom aqui para os adultos: “Mas há algumas que são tão boas!”). No entanto, facilitam a vida, culturalmente estamos muito habituadas às mesmas e estão sempre escarrapachas à nossa frente em todos os momentos. Dou-lhe de vez em quando sim.

 

Como a oferta não é boa, comecei a fazer em casa. Levam apenas aquilo que quero e fico a saber o que levam. Já coloquei algumas receitas de bolachas aqui no blog, vale a pena ir espreitar.

 

Bolachas Fruta.JPG

 

Há algumas bolachas mais aceitáveis para a saúde. Algumas a preços mais elevados, outras nem por isso (as de linhaça custam 2,29€, mas as de arroz custam 0,98€). São boas para situações mais pontuais como viagens, “snacks” na rua, ou quando fiquei sem nenhuma em casa e não tive oportunidade de fazer para repor.

 

Abr15 (35).JPG

 

Abr15 (36).JPG

 

Abr15 (34).JPG

 

Fiz uma pequena tabela de comparação para termos uma ideia. Ficam a faltar as da Holle, pois não tenho aqui os dados:

Tabela.jpg

 

 

 

 

 


Boa tarde, achei muito interessante o seu blog. Parabéns.
Eu também adaptei muita coisa na alimentação desde que o meu 2º filho nasceu.
Ultimamente deixamos de beber leite de vaca, e também faço o leite vegetal de aveia.
Fiquei curiosa de experimentar a sua receitas dos iogurtes naturais com o leite vegetal e agar-agar, mas tenho uma dúvida. Em relação ao agar-agar, cozinhar o preparado apenas a 50º é suficiente? Porque normalmente o agar-agar tem de ferver.
Obrigada
Marta a 27 de Julho de 2015 às 16:18

Olá Marta muito obrigada!
Sim o agar-agar convém ferver para que se desfaça e sim fiz a 50º mas realmente não ficou bem desfeito. Depois encontrei no site do mundo bimby uma receita que indicava temperatura 100 e passei a fazer a 100º.

Coloque no copo o leite de aveia e o agar-agar, misture 10 seg/vel 5 e programe 5 min/100°C/vel 3. Retire o copo da base e deixe arrefecer.
Depois coloque o iogurte natural e programe 4 min/50°C/vel 3.
Deixo na iogurteira cerca de 12h.

OK, assim parece-me bem! Estava aqui a pensar em fazer outra alteração. Usar iogurte de soja, mas nesse caso, usava talvez o leite de soja também. O que acha?
Marta a 28 de Julho de 2015 às 13:49

Na receita que encontrei no site do mundo bimby e na qual me baseei para fazer a alteração da temperatura, é com leite de soja e com iogurte de soja. No entanto não gosto muito de leite de soja, dai fazer com o leite de aveia. Quanto ao iogurte vou variando, por vezes faço com um iogurte vegetal (um de soja), mas a maior parte das vezes faço com um iogurte "normal" natural.

Nunca experimentei fazer com leite de soja e iogurte de soja, mas pode fazer. Experimente e se quiser depois diga como ficaram
maisumamae a 28 de Julho de 2015 às 22:57

Olá boa noite.
Achei muito interessante o seu blog. No entanto gostava que me ajudasse numa dúvida, uma vez que sou nova nesta área. Tenho um bebe de 6 meses e pretendo dar-lhe iogurtes caseiros, mas não queria introduzir nada com leite (ou derivados) de vaca. Como tal, na sua receita de iogurte vegetal há alguma coisa que eu possa substituir pelo iogurte natural?
Muito obrigado.
Vanessa a 17 de Setembro de 2015 às 00:34

Olá Vanessa fico contente por achar o blog interessante. Espero que a ajude. A receita que tenho não é de iogurte vegetal, mas sim de iogurte natural com leite vegetal, pois como refere tem um derivado de vaca. Para fazer um iogurte completamente vegetal, experimente fazer a receita tal como está mas em vez de colocar um iogurte natural, coloque um iogurte de soja. Há à venda nos supermercados. Depois diga se gostou!
maisumamae a 17 de Setembro de 2015 às 08:42

Olá, boa tarde.
Tenho tentado várias vezes fazer a sua receita de iogurtes com leite vegetal. Mas nunca me corre bem! Já tentei com iogurte natural, com iogurte de vaca biológico, com iogurte do pingo doce (daqueles para bebés que são feitos com leite adaptado e não tem açucar). já reduzi os 1000ml de leite de aveia para 800ml, mas fica sempre liquido, os iogurtes nunca solidificam :(
Alguma ideia do que possa estar a correr mal?
Pelos comentários que li, sugerem que em vez de 50º graus o ágar-ágar seja cozinhado a 100º, poderá ser isso que faz com que os iogurtes fiquem líquidos?
Obrigado pela ajuda!!
Vanessa a 22 de Fevereiro de 2016 às 16:21

Olá Vanessa antes de mais agradeço o seu interesse. Sim deve programar 5 min/100°C/vel 3, antes de colocar o iogurte. Alguns truques que podem ajudar a solidificar os iogurtes: esterilizar os frascos (esterilizo na panela, mas também dá no microondas). Depois disso secá-los bem, têm que ficar bem secos. Coloca depois na iogurteira ou envolve com um cobertor e guarda no forno? A zona onde mora é muito fria? Depois de prontos, deve também levá-los ao frio durante umas horas. Na verdade os iogurtes totalmente vegetais ou com leite vegetal, por vezes não correm muito bem, mas é ir experimentado. Não desista! Se gostar de leite de soja experimente com esse (o biológico da provamel é bom) talvez corra melhor e dá ânimo para voltar ao de aveia, ou de amêndoas por exemplo.
maisumamae a 22 de Fevereiro de 2016 às 18:46

Eu tenho posto a 100º, li os comentários e estava a confundir com a temperatura do iogurte, portanto tenho feito exactamente o que está na receita.
Vou tentar esterilizar os copos, normalmente não o faço.
Quanto tempo devo deixar arrefecer antes de colocar o iogurte?
Depois de terminado todo o processo na bimby coloco na iogurteira ( sem qualquer cobertor) durante 12h, após esse tempo coloco no frigorífico e só depois é que verifico se solidificaram...
Como é pro meu filho que tem 11 meses preferia que fosse aveia, ou amêndoa, ou arroz, mas de facto tenho sempre feito a experiência com aveia.
Obrigado pela ajuda!!!
Anónimo a 22 de Fevereiro de 2016 às 18:58

Olá Vanessa, para arrefecer os copos talvez cerca de 3 minutos por ai. Passe o dedo para ver se estão sequinhos. Com os copos esterilizados podes ser que corra melhor. Se a temperatura durante o processo de fermentação for baixa, também pode não ajudar. Eu por vezes ainda coloco uma mantinha por cima da iogurteira, mas se a sua for boa não me parece que seja necessário.
maisumamae a 23 de Fevereiro de 2016 às 22:05

Olá boa tarde!

Realmente o seu blog é de bastante utilidade. Adorei!!!!!
Também eu tenho um bebe (6 meses) e uma menina com 5 anos. Adorei as receitas de bolachas e de iogurtes. Fiquei apenas com uma dúvida na de iogurtes. Não tendo eu uma bimby o procedimento é igual numa panela normal?

Obrigado
Ana Carina Silva a 23 de Novembro de 2015 às 16:25

Olá Ana Carina Silva, ainda bem que gostou! Fico tão contente

Eu antes de ter bimby fazia assim: Misturava com a varinha mágica 1l de leite à temperatura ambiente, com o iogurte e 2c.sopa de leite em pó. Deitar nos copinhos/frasquinhos esterilizados e colocar na iogurteira por 12h. Isto com leite de vaca, em que se o leite estiver na temperatura ambiente fica bem na mesma, ou seja eu normalmente não aquecia na panela. Há quem prefira aquecer primeiro o leite. Eu só o fazia quando estava muito frio, no Inverno por exemplo. Neste caso o procedimento é colocar o leite na panela, com o iogurte e o leite em pó para aquecer até à temperatura de 50ºc. Ou então aquecer o leite à parte primeiro e depois misturar o resto dos ingredientes.
Se for com leite vegetal é mesmo necessário aquecer o leite com o agar-agar na panela para que este se dissolva.
maisumamae a 24 de Novembro de 2015 às 22:22

Boa tarde. O meu filho tem 6 meses, como posso fazer os iogurtes dele na bimby? Li os comentários mas estou confusa, não é suposto serem feitos com o leite adaptado? Obrigado
Marta a 11 de Janeiro de 2017 às 16:17

Olá boa tarde Marta! No nosso caso, não utilizei leite adaptado. Os iogurtes podem ser feitos com leites vegetais.
maisumamae a 15 de Janeiro de 2017 às 22:47

Obrigado pela ajuda
Marta a 17 de Janeiro de 2017 às 08:12

Nada Se entretanto tiver mais alguma questão diga!
maisumamae a 17 de Janeiro de 2017 às 11:34

Abril 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO