Vou aproveitar agora que a Gabriela dorme para escrever!
Quando fiz o curso de preparação para o parto ensinaram-me que o bebé normalmente deve mamar de 2 em 2 horas e cerca de 30 minutos no máximo, (tenho esta informação escrita nos meus apontamentos das aulas). Penso que nos primeiros 2 meses da Gabriela, fui seguindo esta indicação. Quando me perguntavam: “A que horas mamou?”, eu lá respondia acertadamente. Mas algo não estava bem, não fazia sentido… Comecei a perguntar-me porque tinha que dar de mamar de 2 em 2 horas? Ou porque tinha que saber a que horas mamou? Decidi deixar de olhar para o relógio enquanto mamava, comecei a não querer saber quanto tempo mamou, nem a que horas foi a última vez que mamou. Os encontros na Liga La Leche foram sem dúvida o meu big push para esta liberdade e foi o melhor para a Gabriela e para mim.
Mães que pretendem amamentar em exclusivo até aos 6 meses e que pretendem depois continuar a fazê-lo, esqueçam as horas e ofereçam maminha sempre que o bebé pedir. Por vezes há alturas em que parece que estão sempre a pedir, pois que estejam sempre a mamar. Cheguei a estar com a mama de fora várias vezes ao longo de dia, para não generalizar e dizer que era o dia todo!
A Gabriela tem neste momento 18 meses e ainda mama. Mama sempre que quer e onde quer. E quando me perguntam ainda mama? Ou vais dar de mamar aqui? Adoro responder à letra quando a pessoa merece!