Maisumamãe
Ser mãe realmente transforma-nos! Ainda bem!

12 Fevereiro 2015

Compota de abóbora com nozes (versão adaptada do Livro Base da Bimby)

 

Ingredientes

1000g de abóbora cortada em pedaços pequenos

150g de açúcar mascavado

Sumo de 1 laranja

1 pau de canela

Pozinhos de perlimpimpim de canela a gosto

150g de nozes

 

Mãos à obra:

1) Colocar no copo 500g de abóbora e triturar 15 seg/vel 6. Repetir o processo para as restantes 500g. O facto de a abóbora ficar toda bem triturada, faz a compota. Se ficasse com pequenos pedaços seria geleia.

2) Adicionar o açúcar mascavado, o sumo de laranja, o pau de canela, a canela em pó a gosto e programar 35 min/100º/vel 1. Substituir o copo de medida pelo cesto de modo a evitar os salpicos.

Adoro canela pelo que além do pau de canela pumba, ainda acrescentei mais canela em pó. Fica bem saboroso, mas também porque a canela ajuda a conservar a compota por mais tempo. A conserva costuma ser uma das funções do açúcar, mas a canela além de dar sabor, permite retardar o aparecimento de fungos (bolor), pois é um conservante alimentar natural.

3) Retirar o pau de canela, programar 15 seg e ir progressivamente até à vel 6. É muito importante que seja feito progressivamente e quando terminar aguardar cerca de 3 segundos antes de abrir a tampa. Tal vai permitir a estabilização e evita o perigo dos salpicos!

4) Adicionar as nozes partidas em pedaços pequenos e envolver bem com a espátula. As nozes partidas além de sabor, também vão ajudar a que a compota fique mais consistente.

5) Deitar logo de seguida em frascos escaldados e fechar de imediato para criar vácuo. Também os viro ao contrário e assim ficam até arrefecer. Depois coloco no frigorífico para se aguentarem mais tempo.

 

No fim do tempo se a compota não tiver a consistência desejada, programar mais 5 min/varoma/vel 1, sem o copo de medida, mas com o cesto, devido aos salpicos.

Neste caso como tem uma quantidade de açúcar bastante reduzida, pode ficar um pouco menos consistente. Outra função do açúcar é dar consistência, pois é espessante. Pessoalmente prefiro assim, menos consistente mas com menos índice glicémico!

 

Há substitutos do açúcar para as compotas, como a stevia ou a pectina mas desses falamos em próximos posts!

publicado por maisumamae às 13:30

Fevereiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
25
26
27
28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

8 seguidores

pesquisar
 
blogs SAPO