Compota de abóbora com nozes (versão adaptada do Livro Base da Bimby)
Ingredientes
1000g de abóbora cortada em pedaços pequenos
150g de açúcar mascavado
Sumo de 1 laranja
1 pau de canela
Pozinhos de perlimpimpim de canela a gosto
150g de nozes
Mãos à obra:
1) Colocar no copo 500g de abóbora e triturar 15 seg/vel 6. Repetir o processo para as restantes 500g. O facto de a abóbora ficar toda bem triturada, faz a compota. Se ficasse com pequenos pedaços seria geleia.
2) Adicionar o açúcar mascavado, o sumo de laranja, o pau de canela, a canela em pó a gosto e programar 35 min/100º/vel 1. Substituir o copo de medida pelo cesto de modo a evitar os salpicos.
Adoro canela pelo que além do pau de canela pumba, ainda acrescentei mais canela em pó. Fica bem saboroso, mas também porque a canela ajuda a conservar a compota por mais tempo. A conserva costuma ser uma das funções do açúcar, mas a canela além de dar sabor, permite retardar o aparecimento de fungos (bolor), pois é um conservante alimentar natural.
3) Retirar o pau de canela, programar 15 seg e ir progressivamente até à vel 6. É muito importante que seja feito progressivamente e quando terminar aguardar cerca de 3 segundos antes de abrir a tampa. Tal vai permitir a estabilização e evita o perigo dos salpicos!
4) Adicionar as nozes partidas em pedaços pequenos e envolver bem com a espátula. As nozes partidas além de sabor, também vão ajudar a que a compota fique mais consistente.
5) Deitar logo de seguida em frascos escaldados e fechar de imediato para criar vácuo. Também os viro ao contrário e assim ficam até arrefecer. Depois coloco no frigorífico para se aguentarem mais tempo.
No fim do tempo se a compota não tiver a consistência desejada, programar mais 5 min/varoma/vel 1, sem o copo de medida, mas com o cesto, devido aos salpicos.
Neste caso como tem uma quantidade de açúcar bastante reduzida, pode ficar um pouco menos consistente. Outra função do açúcar é dar consistência, pois é espessante. Pessoalmente prefiro assim, menos consistente mas com menos índice glicémico!
Há substitutos do açúcar para as compotas, como a stevia ou a pectina mas desses falamos em próximos posts!