Maisumamãe
Ser mãe realmente transforma-nos! Ainda bem!

18 Março 2015

Enroladinhos de salsicha de soja (versão tradicional) - receita da mãe

 

Ingredientes

300g de batatas

300g de farinha

300g de margarina

1 Frasco de salsichas de soja

1 Ovo

 

Mãos-à-obra:

1) Cozer as batatas e passar pelo passe-vite por cima da margarina de modo a que esta derreta

2) Misturar a farinha e mexer bem a massa com as mãos

3) Toldar com a forma de pequenos croquetes

4) Rechear com salsichas de soja cortadas em pedaços pequenos

5) Pincelar com a gema de ovo e colocar num tabuleiro

6) Levar ao forno até ficarem dourados.

 

O meu próximo passo é experimentar esta receita adaptada por mim, com outros ingredientes e feita na bimby. Substituir a batata, por batata-doce (ou colocar 150g de cada e misturar); substituir a farinha normal por farinha integral e substituir a manteiga por azeite. Mais uma receita a experimentar e depois vir contar como foi!

 

CIMG0207.JPG

 

Falando de soja não queria deixar de dizer algumas coisas sobre a mesma. A soja tem surgido como um alimento alternativo para quem não come carne, no entanto penso que deve ser consumida sem exageros. Normalmente a soja que se encontra à venda nos supermercados é processada, pode conter organismos geneticamente modificados (OGM – alterações genéticas não naturais nos alimentos, de modo a alterar-lhes a cor ou tamanho, ou sabor ou tempo e quantidade de produção, entre outros) e é pobre a nível nutricional. Existem mais factores em desfavor da soja. Se experimentarem “googlar” por “malefícios da soja” encontram-se alguns artigos interessantes e à partida credíveis que falam de questões como as possíveis alterações hormonais em casos de consumo excessivo ou casos de desmatação excessiva para cultivos avultados e intensivos das grandes indústrias.

 

Por esses motivos passei a utilizá-la muito esporadicamente. Na verdade, ela é até desnecessária numa dieta vegetariana pois existem outros alimentos mais ricos a nível nutricional (com proteínas vegetais), como os vários tipos feijão, tremoços, lentilhas, grão etc.

Já a soja fermentada como o tempeh ou derivados naturais da soja, como o tofu considero mais benéficos e costumo consumir. O tofu é muito fácil de se fazer em casa e fica mais uma promessa minha, em fazer um post com a receita. Os orientais (várias fontes indicam que a China foi quem iniciou o consumo de soja), apenas consomem produtos fermentados da soja (missô, tempeh, shoyu) e o tofu, mas em poucas quantidades. A bebida de soja e a soja processada é uma invenção dos ocidentais. Para bebidas vegetais existe o de aveia, amêndoas, arroz, castanhas, coco e alguns deles muito simples de fazer em casa.

 


que legal esse esse roladinho
Anónimo a 19 de Abril de 2020 às 00:26

Uma maravilha, pelas mãos da minha Mãe! :)
maisumamae a 22 de Abril de 2020 às 18:01

Março 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
26
28

29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

8 seguidores

pesquisar
 
blogs SAPO